Archive: 28 de junho de 2019

Hérnia umbilical em filhotes de cães, como identificar?

Muitos donos de animais ficam assustados quando veem uma protuberância na barriga de seus cães. E essa preocupação é necessária, já que, geralmente, esse é o sinal mais óbvio de uma hérnia umbilical. Para ajudá-lo a reconhecer e saber como agir, vamos lhe dizer como identificar e tratar isso.

Os mitos das raças de cães hipoalergênicas

Na tentativa de reduzir esses sintomas, as pessoas com alergia a animais de estimação que desejam ter um cão pesquisaram as chamadas raças de cães hipoalergênicos para reduzir ou eliminar os sintomas alérgicos. Cães que não têm ou não perdem pelo e/ou não produzem caspa são frequentemente considerados cães hipoalergênicos. Entretanto tudo depende de cada caso em particular.

Descubra 5 causas perigosas de cachorro lamber a pata

É possível que você já tenha visto o seu cachorro lambendo frequentemente as almofadinhas e não tenha dado muita importância ao assunto, já que muitos cachorros fazem isso sem que represente necessariamente um problema sério. Mas, por vezes, o ato de lamber se torna excessivo e pode provocar lesões secundárias, causadas por lambidas demasiado vigorosas ou pequenas mordidas na zona

Glaucoma em cães: sintomas e tratamento

Muitas das doenças que os humanos sofrem, os cachorros também podem sofrer delas. É o caso do glaucoma, em que os seus efeitos são devastadores pois pode chegar a causar cegueira no seu pet. É importante conhecer alguns aspetos da doença se o seu pet estiver sofrendo dela, seguindo sempre os conselhos do veterinário.

Como tratar o vômito do seu gato?

Seja por ter engolido algo que não devia, como uma bolinha ou uma comida indevida, ou porque realmente está doente, não é impossível ver um gato vomitando. Esse é um dos sinais que pode representar várias doenças e demonstrar alguma disfunção no sistema digestivo do animal. Inclusive, o vômito pode ter tons variados, pode ser mais esbranquiçado, verde ou amarelo e a causa de cada tipo precisa ser investigada.

Saiba como tratar a gengivite do seu pet

A gengivite em gatos é comum nos animais idosos, atingindo quase 90% deles, em níveis diferentes, o mais grave deles é conhecido como doença periodental. O problema consiste basicamente na inflamação da gengiva e de outros tecidos bucais causados pela grande presença de placa bacteriana. Além de causar dor e queda dos dentes, pode ajudar no desenvolvimento de doenças mais graves. Por isso o dono deve tomar muito cuidado.

Quais tipos de plantas são venenosas para animais de estimação?

É importante que uma casa tenha plantas.  Pesquisas comprovam que além de deixar a estética do ambiente mais agradável, os vegetais melhoram a qualidade do ar. Mas o que muitas pessoas não sabem é que, apesar de parecerem inofensivas, algumas espécies comuns nos jardins são plantas venenosas que podem fazer muito mal para a saúde de cachorros e gatos.

Quais os tipos de doenças que os gatos podem transmitir?

Os gatos, quando não são devidamente tratados, podem transmitir algumas doenças às pessoas através do contato com suas fezes, saliva ou pelos. No entanto, cuidar bem do animal de estimação, levando-o ao veterinário sempre que for preciso e pelo menos 1 vez ao ano, pode garantir a saúde do animal e também de sua família.

Dermatite Acral por Lambedura em Gatos: sintomas e tratamento

A Dermatite Acral por lambedura (DAL) é uma dermatopatia pouco estudada em cães e gatos, caracterizada por um quadro de lambedura excessiva e compulsiva em uma área focal da pele, resultando em formação de uma placa firme, oval e alopecia, geralmente em região de carpo e tarso.