4 recomendações para manter a caixa de areia do seu gato limpa

Os gatos são companhias excelentes e muito divertidas, não é? Você não precisa levá-lo do lado de fora para fazer as necessidades, como se fosse um cachorro, mas é necessário deixar uma bandeja sanitária disponível o tempo todo. Outra coisa importante é limpar essa caixa com frequência para que o animal não comece a se aliviar em outros locais. Na verdade, uma bandeja suja é uma das causas mais comuns de acidentes pela casa. Por isso, é preciso realizar uma manutenção diária e também uma limpeza semanal mais completa. No entanto, se você tiver mais de um gato, essa frequência precisa ser um pouco maior. Por isso separamos 04 dicas de como você pode higienizar o banheiro do seu felino.

  1. Coloque uma lixeira perto da bandeja. Você também pode usar um balde ou outro recipiente para isso. O importante é deixá-lo perto da caixa sanitária para não sujar todo o chão durante a limpeza.
  2. Considere o uso de luvas e máscara de proteção. Alguns especialistas recomendam o uso desses itens para evitar qualquer contato com a matéria fecal, a qual, se contaminada, transmite o vírus da toxoplasmose. Lembre-se de que o pó levantado na hora da limpeza também pode levar a uma contaminação ou irritar os pulmões.
  3. Remova as fezes pelo menos uma vez por dia.[4] Se necessário, realize esse processo duas vezes no mesmo dia para deixar a bandeja bem limpa. Se você deixar as fezes se acumularem, o animal provavelmente vai se recusar a usar a caixa sanitária — mesmo que a areia tenha sido trocada recentemente. Use uma pá específica para isso, disponível em todas as lojas de animais. Esse objeto é todo furado para que somente as fezes sejam coletadas, e não a areia.
  4. Dependendo do tipo de areia sanitária utilizado, a urina do gato vai formar torrões dentro da bandeja. Eles também precisam ser removidos diariamente, assim como as fezes. Se você utilizar um material diferente, a dica é polvilhar bicarbonato de sódio no fundo da caixa antes de colocar a areia. Dessa forma, os odores serão absorvidos mais facilmente.

Bônus: Depois da limpeza diária, a quantidade de areia vai diminuir um pouco. Nesse caso, é preciso colocar um pouco mais de material dentro da caixa sanitária. Isso também vai ajudar a mantê-la com uma aparência mais limpa.