Conheça a raça felina Selkirk Rex

Gato de média a grande porte. O focinho é de largura média, sendo que o nariz tem uma inclinação para baixo. A cabeça, os olhos e as orelhas são arredondados. A pelagem pode ser longa no Selkirk Rex Longhair ou curta no Selkirk Rex Shorthair, ambas podem apresentar diferentes colorações e combinações.

Selkirk Rex , o mais recente dos Rex a ser reconhecido pelas associações americanas de gatos foi desenvolvido graças aos esforços do criador de Persas Jeri Newman, de Montana, que sempre foi fascinado pela genética dos pequenos felinos e pediu aos amigos e familiares que ficassem atentos a qualquer gato que fosse fora do comum.

Em 1987, uma gatinha de pelagem ligeiramente encaracolada de nove semanas chamou a atenção de Jeri, que lhe deu o nome de Miss DePesto. Ele descobriu que a mãe da felina também tinha um casaco ligeiramente ondulado, enquanto a gatinha tinha bigodes enrolados e pelo brilhante nas orelhas.

A gatinha tinha focinho estreito, maçãs do rosto altas e proeminentes e um ponto largo e plano entre as orelhas. Ela lembrava um Cornish Rex e também tinha corpo pesado, mas com pernas longas. Jeri conclui que o pai de Miss DePesto deveria ter casaco liso e normal, o que o levou a crer que a mesma era a fonte de um novo gene mutante Rex. A história do Selkirk Rex começa a partir daí.

Miss DePesto foi cruzada com um macho preto Persa e teve uma ninhada de seis gatinhos, dos quais três nasceram com pelos ondulados, o que provou que o gene era dominante, ao contrário do Cornish Rex e do Devon Rex. O British Shorthair e o Exotic Shorthair também foram adicionados à “mistura”.

A TICA reconheceu a raça no programa New Breed em 1990 e aceitou-a para campeonato em 1994.

 

Características

É um típico gato que desenvolve laços com o seu dono. Adora o contato e receber carinho, está sempre buscando a companhia de humanos e pode até seguir as pessoas da família dentro da casa, embora não exija muita atenção. É calmo, dócil e inteligente. Convive bem com crianças e, se adaptado, com outros animais de estimação, inclusive com cães.

O que chama a atenção no Selkirk Rex é seu pelo ondulado, governado pelo gene dominante Rex; um gato que recebeu o gene Rex de um dos pais produzirá gatinhos Rex em uma proporção aproximada de um Rex para um com pelo liso (que não carrega o gene). Desta forma, se a ninhada for de seis gatinhos, três serão legítimos Selkirk Rex de pelos ondulados.

O gato nasce com pelo encaracolado, que se desenvolve completamente até os dois anos de idade. Há quem compare a pelagem do Selkirk Rex com a de uma ovelha.

  • Corpo ligeiramente retangular e muito musculoso
  • Cabeça arredondada
  • Olhos redondos e com expressão doce, com qualquer cor aceita
  • Bochechas cheias
  • São aceitas todas as cores, combinações e padrões

 

Cuidados básico

​Os mais sedentários podem achar o Selkirk Rex ativo demais. Esse gato gosta de se manter entretido e ama brincar, portanto dedique pelo menos uma hora do seu dia para brincar com ele (lembre-se, ele é carente) e lhe dê brinquedos para que possa passar o dia. Fazer com que ele persiga uma luz de lanterna é um dos seus jogos preferidos.

O casaco denso deve ser penteado pelo menos duas vezes na semana, para evitar emaranhados e manter o brilho. Passar os dedos pelos seus pelos enrolados ajuda a mantê-los bonitos. Os banhos podem ser ocasionais, sempre com shampoo hidratante e deixando que ele seque em um local quente.

No mais, escove os dentes pelo menos duas vezes na semana para evitar doenças periodontais, limpe os cantos dos olhos para evitar infecções e sujeiras e verifique os ouvidos semanalmente; se estiverem sujos, use pano úmido com água morna e vinagre, nunca cotonete. Mantenha a caixa de areia do seu Selkirk Rex sempre higienizada.

 

Alimentação

​Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Selkirk Rex Shorthair é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 40 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 40 a 80 gramas/dia.

 

Espaço para criação

​É uma raça que adora ficar dentro de casa, portanto é ideal para quem vive em apartamento. Este gato adora se enroscar nas pernas de seus donos.

 

Saúde

​Não há problemas de saúde registrados na linhagem do Selkirk Rex. No geral, é bom tomar cuidado com doenças que podem atingir outras raças de gatos domésticos, como atrofia progressiva da retina, displasia de quadril e cardiomiopatia hipertrófica, a forma mais comum de doença cardíaca em felinos.

Ao comprar um Selkirk Rex, peça ao criador que lhe informe sobre quais testes foram feitos para encontrar doenças e problemas de ordem genética no pet.

 

Curiosidades

​Por que ter um Selkirk Rex em casa?
Ao ver um Selkirk Rex sua reação instantânea será tocar no seu casaco para sentir a textura dos pelos. Sem problemas, afinal, essa raça é afetuosa o suficiente para adorar esse carinho e tolerante a ponto de não se incomodar com as visitas que insistem em se surpreender com ele.

De personalidade descontraída, ele gosta de estar no meio das pessoas e de outros animais. É do tipo que faz brincadeiras e tudo que possa divertir sua família, e adora receber abraços e atenção. Seu jeito ativo o faz adorar estar cercado por crianças.

 

Por que não ter um Selkirk Rex em casa?

Assim como todas as raças bastante afetuosas, o Selkirk Rex não gosta de ficar sozinho e pode sofrer de ansiedade de separação caso passe longos períodos desacompanhado.

Ele também pode ser muito carente para algumas pessoas, a ponto de exigir atenção se sentir que não está sendo agradado o suficiente.