Quais as diferenças entre o Pitbull e o Rottweiller?

Pit Bull ou Rottweiler? Sempre comparados como cães de guarda, apresentam algumas diferenças que vão desde a sua origem até o seu comportamento.

O cachorro Rottweiler é originário da Alemanha, e desde a antiguidade, é uma raça usada para ser cão de guarda e companhia. Já o Pit Bull, é originário dos EUA e foi criado a partir do cruzamento de duas raças, o Bulldogs e o Antigo Terrier Inglês. A raça foi aperfeiçoada para ser cada vez mais forte e ágil, principalmente, para ser usado como cão de briga, hoje, felizmente, uma atividade proibida em diversos países.

 

O mito da braveza

Tanto o Pit Bull quanto o Rottweiler têm fama de malvados. O porte físico de ambos, aliado a cara de mau, reforça ainda mais o estereótipo. Mas independentemente da raça, fato é que, qualquer cachorro que receba uma criação agressiva, acabará se tornando violento.

Então, toda essa braveza é apenas um mito. As duas raças são muito amorosas, porém exigem uma boa criação do tutor e incentivo à socialização com pessoas e outros animais.

 

Quais as diferenças?

As duas raças são parecidas, porém cada uma tem as suas singularidades. Reunimos alguns tópicos que, geralmente, causam dúvidas antes de se decidir por uma raça ou por outra, confira:

 

Energia nas alturas

Os dois cachorros têm um nível de energia de moderado a alto e eles gostam muito de brincar. Mas o Pit Bull é um cachorro mais agitado por natureza e muito mais brincalhão.

O Rottweiler também não é um cachorro calmo, mas o seu nível de energia é um pouquinho mais baixo que o do Pit Bull. Então, seja qual for a raça você tiver em casa, saiba que terá que dedicar um tempo para brincar com eles e levá-los sempre para passear. Afinal, essa energia precisa ser gasta.

 

Disciplina e facilidade para aprender

O cachorro Rottweiler é considerado um dos mais inteligentes do mundo. É muito fácil de adestrar e tem muita facilidade para aprender novos truques. Então é um cão com o qual você não precisará “falar duas vezes”.

Já o Pit Bull é um pouquinho mais “lento” para aprender.  Você tem que ensiná-lo com paciência, repetindo ordens, porque ele não vai aprender rapidamente. Além disso, o Pit Bull costuma ser mais teimoso.

 

O porte físico

Os dois cachorros apresentam um porte físico grande, musculoso e orelhinhas em pé. Se você quer ter um deles, é importante que disponha de um bom espaço em casa, pois não são exatamente cães de apartamento.

Você não precisará levá-lo sempre ao petshop para tosa ou banhos, já que eles têm o pelo mais curto e não precisam de atenção especial nesse sentido mais “estético”. Porém, a consulta ao veterinário é sempre essencial.

 

Atenção com a saúde

Infelizmente, é comum que alguns Rottweiler venham a falecer de câncer quando atingem certa idade. Já o Pit Bull apresenta muito problema de pele, pois ele tem mais tendência a ter dermatite, alergias e outros problemas.

Importante: como os dois cachorros costumam ter esses problemas de forma recorrente, a consulta ao veterinário deve ser rotineira para garantir a boa manutenção da saúde.

 

O temperamento: qual é o mais bravo

O Rottweiler é originalmente um cão de guarda, então ele tende a estranhar as pessoas que não conhece. Você tem que socializa-lo muito bem, ou seja, fazê-lo ter contato com várias pessoas de todas as faixas etárias, gênero, etc.

Ele também deve ser socializado com outros animais. Por isso, leve-o sempre para passear e não o deixe preso ou isolado.

O Pit Bull é uma raça mais dócil com pessoas, sendo muito indicada para quem tem crianças. Eles são muito amorosos e são raros os casos de Pit Bull agressivo, a menos, é claro, que eles sejam criados assim.

Claramente, as exceções de cães agressivos ganham uma repercussão na mídia por conta do porte físico, porém como já colocamos anteriormente, tudo depende da criação que o cão recebe.

Mesmo sendo mais dócil com pessoas, os Pit Bulls tendem a ser mais bravos com outros cachorros. Por isso, no caso dele, a socialização deve ser muito focada em fazê-lo conhecer e conviver com outros cães.

Seja qual for a raça que você tenha ou pensa em ter, fato é, que tanto o Pit Bull quanto o Rottweiler são raças amigáveis, que devem ser criados sempre com muito amor e carinho.