8 coisas que o seu gato faz quando você sai de casa

Você alguma vez se questionou sobre o que faz o seu gato quando você não está em casa? Dependendo da personalidade dele, o gato pode ter certas preferências: alguns gatos optam por dormir, comer e descansar. Outros, aproveitam para fazer coisas que não fariam na presença do tutor…

Você gostaria de saber o que faz o seu gato quando ninguém o observa? Você encontrou algo destroçado quando chegou a casa depois do trabalho? Pois bem, vamos ver o que eles geralmente gostam de fazer quando ninguém está olhando.

 

  1. Se asseguram que você não está

Depois de você sair, os gatos costumam dar uma volta para assegurarem que, efetivamente, você já não está em casa. Também adoram patrulhar e cheirar tudo o que conseguirem buscando coisas novas. Os gatos são animais extremamente curiosos!

 

  1. Fazem os alongamentos diários

Os gatos se espreguiçam várias vezes por dia. Não é de estranhar que quando se encontram sozinhos aproveitam para fazer as posturas de yoga mais particulares…

Você sabe porque eles fazem isso? Os felinos podem chegar a dormir até 16 horas diárias e isso provoca dormência dos músculos, o que os obriga a se espreguiçarem. Este ato provoca uma sensação muito agradável para eles e além disso, estimula a circulação sanguínea.

 

  1. Comem

A tranquilidade que oferece o silêncio dentro de casa, permite ao gato comer sem nenhum tipo de estresse. Para melhorar o enriquecimento ambiental e favorecer a sensação de bem-estar do gato, você pode lhe oferecer uma pequena porção de alimento úmido ou patê antes de sair de casa. Este aperitivo ajuda o gato a se distrair, para além de ser um bom hidratante.

 

  1. Olham pela janela ou saem para passear

Você deixa que o seu gato saia de casa livremente? Ou pelo contrário você evita que ele ande por aí vagueando? Alguns tutores preferem que os gatos deles possam sair de casa, mas outros, devido aos perigos que apresenta, preferem privar os gatos dessa liberdade.

Em qualquer um dos casos, os gatos são animais muito curiosos o que faz com que percorram quase 3 quilômetros diários e que passem muito tempo tentando caçar algum pássaro que se aproxime da janela.

 

  1. Dormem

Já lhe contamos quantas horas dorme um gato por dia: cerca de 16 horas! Os gatos mais idosos podem dormir até 18 horas e os filhotes cerca de 20 horas. Esse período permite estimular o crescimento dos pequenos, melhorar o bem-estar deles e ainda ajuda o cérebro a se preparar para aprender coisas novas.

 

  1. Fazem travessuras

Nem todos os gatos se portam mal. A maioria dos gatos são bastante tranquilos. Porém, alguns deles aproveitam quando ninguém está vendo para fazer coisas proibidas. Roubar comida, subir aos lugares mais altos e jogar os objetos no chão, costumam ser as travessuras mais comuns. Ainda assim, estes bichanos são adoráveis não são?

 

  1. Ficam entediados

Depois de passarem várias horas sozinhos, os gatos podem ficar entediados. Você deve relembrar que, embora sejam animais muito independentes, os gatos são animais sociáveis que necessitam de se relacionar para serem felizes.

Se o seu gato passa muitas horas sozinho, seria uma boa ideia adotar um segundo felino, embora você também possa apostar em diversos brinquedos que estimulem a atividade física e o cérebro deles durante as horas de maior solidão. Experimente fazer você mesmo alguns brinquedos com material reciclável, como por exemplo brinquedos feitos com papelão.

 

  1. Recebem você

Alguns gatos miam sem parar quando chegamos a casa, para nos dar as boas-vindas. Outros, se esfregam em nós para nos impregnar com o cheiro deles e outros nem sequer nos vêm receber.

Poderíamos pensar que este comportamento depende da boa relação que exista entre o gato e o tutor, mas o certo é que cada gato se comporta de forma diferente. Eles não são como os cachorros que vêm correndo para nos receber. Os gatos são muito peculiares e têm diferentes maneiras de mostrar que nos amam!

Se vai de férias e não quer deixar o gato sozinho, leia as várias opções sobre onde deixar os gatos nas férias.