Cães podem beber leite ou não?

Assim como ocorre com os seres humanos, alguns cachorros têm maior dificuldade em digerir o leite e seus derivados e, por isso, estes alimentos são contraindicados. Alguns animais podem sofrer de intolerância à lactose, o que depende da capacidade do animal em produzir a enzima necessária para quebrar este tipo de açúcar presente no leite de vaca.

Mesmo os cães que sofrem de intolerância à lactose são capazes de digerir uma baixa dose de lactose, podendo consumir leite e alguns derivados em pequenas quantidades. Mas então os cães podem ou não beber leite? Sim, os cachorros podem beber leite, desde que sejam tomados alguns cuidados.

A maioria dos cães é intolerante à lactose, o que significa que eles têm mais dificuldades em digerir o leite. Se você quiser oferecer leite ao seu pet, mas não sabe se ele é ou não intolerante à lactose, faça um teste: experimente oferecer uma pequena quantidade do alimento, sempre considerando o tamanho do animal, e observe se há alguma reação negativa, como gases, diarreia ou vômito. Se algum destes sintomas for observado, existem grandes chances de o seu animal de estimação ser intolerante à lactose.

O leite de vaca não deve ser oferecido aos filhotes e nem aos cães que sofram de intolerância à lactose, para evitar que eles passem por momentos ruins.

Lembre-se de observar se o seu cão tem alguma reação negativa ou não, pois muitos cães são capazes de digerir o leite sem problemas e, nestes casos, não existem motivos para que o alimento não faça parte das dietas dos bichinhos.

Os cães adultos podem, sim, beber leite de vaca, mas em caso de efeitos colaterais o consumo deve ser interrompido.