Castração ajuda a acalmar os cães?

Se perguntar se a castração influencia no humor do seu cão deixa muitos tutores preocupados e confusos, e é bem compreensível. Existe muito mais por trás da castração do que o simples fato de não poder mais procriar.

Entenda abaixo como a castração pode ajudar a acalmar o seu cão:

Marcação de território:

Cachorros possuem esse comportamento que incomoda bastante, fazendo xixi por todos os ambientes de sua casa. Esse comportamento tem causas hormonais, e para eles é extremamente normal. Após a castração, eles podem sim diminuir esse comportamento, chegando até a parar.

 

Agressividade:

Alguns comportamentos agressivos, como possessividade, defender a comida ou até por dominância, tem causa hormonal. Eles podem ser diminuídos com a castração, embora ela não seja completamente eficaz nesses casos.

 

Agressividade com outros animais:

Muitos cães, principalmente machos e cães dominantes, apresentam bastante agressividade em relação a outros animais. No geral essa raiva pode ser evitada com bastante socialização, quanto ainda filhotinhos. A castração tem um papel importante para resolver esse tipo de problema. Pois sem os hormônios, o cão se sente mais tranquilo em diversas situações, nas quais enlouqueceria antes.

 

Comportamentos sexuais:

Muitos donos de cães ficam incomodados quando o cão agarra a perna de alguém. Brigar com outros machos por fêmeas, fugir por sentir o cheiro de uma fêmea no cio, também são comportamentos com início nos hormônios. Mas a verdade é que são comportamentos que podem ser radicalmente diminuídos, ou até extinguidos com a ajuda da castração. A castração ajuda a acalmar os cães em relação a comportamentos com base hormonal.

 

Passeio:

A castração ajuda a acalmar os cães durante passeios, pois retira a necessidade que eles sentem de correr atrás de fêmeas. Os cães também ficam mais tranquilos em relação à presença de outros machos.

 

Tempo de ação da castração:

Embora muitos tutores não saibam, a castração ajuda a acalmar os cães, mas não é automático. Demora entre seis meses até um ano para o cão passar a demonstrar um comportamento mais calmo. Como pode demorar, é necessário ter paciência e não esperar que apenas a castração resolva seu problema. Vale lembrar que a castração tem outros benefícios, principalmente para a saúde dos cães.

 

Castração e adestramento:

De fato, a castração ajuda a acalmar os cães, além de ser um importante aliado na tentativa de lidar com comportamentos indesejáveis. Mas sozinha a castração pode não resolver todo o problema. O ideal é que o tutor alie a castração junto ao adestramento.

Se você quer abolir comportamentos como marcação de território, ou o fato de o cão agarrar pernas e móveis, a castração é o primeiro passo. Mas você deve recorrer também ao adestramento, usando reforço positivo para leva-lo a repetir os comportamentos desejados e broncas ou ignorar o cão para evitar os comportamentos negativos.