Conheça a raça Australian Cattle Dog

O Australian Cattle Dog é também conhecido no Brasil como Boiadeiro Australiano ou blue heeler e é uma raça muito peculiar. Forte, inteligente, resistente e extremamente leal aos seus humanos. Sua criação teve início no XIX na Austrália, como o próprio nome diz. Naquela época, criadores de gado em terrenos australianos dispunham de cães importados da Europa para desempenharem a função de boiadeiros (que pastoreiam o gado). No entanto, esses animais não eram adaptáveis às temperaturas e aos solos da Austrália, não desempenhando a função como esperado. Foi então que começou um processo de criação de uma raça específica para a região e que se adaptasse bem ao convívio com o rebanho. Diversas foram as tentativas a fim de se chegar a uma raça exemplar. Ela tinha que se dar bem com o ambiente e ser resistente o suficiente para lidar com diferentes situações, mas ao mesmo tempo deveria ser equilibrada a fim de não assustar os demais animais. Os primeiros cruzamentos se deram entre cães que vinham da Europa, especialmente da Inglaterra, com cachorros locais. A partir daí, os cruzamentos foram feitos a fim de adaptar os pontos que ainda eram negativos. Por exemplo: essa primeira “raça” era um tanto quanto agressiva com cavalos, por isso ela foi cruzada com um Dálmata, conhecido por se dar muito bem com os equinos. Collies e Bull Terriers também entraram nessa experiência genética. Podemos dizer que foi uma verdadeira jornada para chegar até o Boiadeiro Australiano que conhecemos hoje. Em 1980 ele foi reconhecido pelo American Kennel Club como uma raça oficial e vem ganhando espaço no Brasil, especialmente em regiões onde há grandes criações de gado.

Pelagem
A pelagem do Boiadeiro Australiano é muito característica e bonita. Os pelos são lisos, assentados e duros, resistentes à chuva. Sua cor possui uma variedade de marcações, mas as predominantes são azul ou vermelho. O Boiadeiro Australiano ainda tem como objetivo trabalhar, por isso é uma raça muito prática e fácil de manter. Ele solta pouco pelo e apenas sazonalmente, por isso é preciso apenas aquela escovadinha básica para garantir que você não tenha trabalho. O filhote do Australian Cattle Dog nasce praticamente branco, depois de uma semana as cores começam a aparecer, mas apenas após um ano é que o animal exibe suas cores permanentes, que costumam ser bem mescladas.
O Boiadeiro é um cão rústico e isso faz com que ele seja forte e saudável, desde que mantenha uma rotina de atividades físicas e cuidados básicos. Três doenças podem acometer a raça e tem origem genética: a luxação patelar, que consiste no deslocamento da articulação do joelho do animal causando dor e dificuldade na locomoção (o tratamento depende da gravidade e deve ser acompanhado de perto por um profissional), a atrofia progressiva da retina, que pode levar o cão à cegueira, e a surdez congênita. Todas essas condições podem ou não aparecer em seu animal, por isso procure sempre canis de confiança onde você tenha certeza que as ninhadas sejam criadas com cuidado e com saúde. Testes genéticos podem prevenir a maioria destes problemas.