Por que a castração de cães e gatos é tão importante?

A castração canina é um assunto que sempre gera dúvidas, geralmente baseadas em mitos ou desconhecimento. Pensando nisso, preparamos um texto desmistificando esse assunto que é tão tabu na vida de muitos donos de pets.

Donos de instintos fortes, pets como cães e gatos podem apresentar comportamentos bastante intensos em função de suas próprias naturezas, e enquanto alguns ainda evitam a castração por acreditarem que o processo possa fazer mal aos seus bichinhos de estimação, ignoram que esse procedimento pode trazer uma série de benefícios para a vida e a saúde deles.

Antes da realização do procedimento cirúrgico e anestésico, o animal deve passar por exames pré-operatórios (exames de sangue e eletrocardiograma) para ver se está apto para a castração – que consiste na remoção dos ovários e útero da fêmea ou na remoção dos testículos da bolsa escrotal dos machos.

Segundo ela, os exames e o tipo de anestesia são os mesmos para ambos os gêneros e o pós-operatório é tranquilo, exigindo que o animal use roupa cirúrgica e/ou colar protetor para não ter acesso à ferida da castração e tome as medicações indicadas. Os pontos costumam ser removidos entre sete e dez dias após o procedimento.

Entre cães e gatos, as fêmeas se destacam com grandes vantagens ao passar pela castração, já que o processo acaba com os riscos da Piometra (sobre a qual já falamos aqui no site) e de que sofram com uma gravidez psicológica, além de diminuir em até 90% as chances de que desenvolvam o câncer de mama.

No caso dos machos, um dos maiores benefícios da castração é a diminuição do territorialíssimo e, consequentemente, da agressividade do pet – sem contar que o procedimento também diminui muito os riscos de que ele desenvolva câncer nos testículos ou na próstata. Mas não é somente a saúde do seu pet que sai ganhando com a castração, já que um grande problema do Brasil nos dias de hoje pode ser amenizado com essa precaução.

Evitando a reprodução de cães e gatos, a castração é fundamental para diminuir o número de pets carentes no País, levando em conta o fato de que boa parte dos abandonos de pets nos dias de hoje ocorrem em função do nascimento não planejado de filhotes.

Por isso, se o seu pet ainda não é castrado e tomar conta de novos filhotes não é um desejo seu, venha até o Hospital Veterinário AdrisseVet. Além de ser uma verdadeira prova de amor e cuidado com o seu pet, a castração é um processo simples e de recuperação rápida – que pode mudar (para muito melhor) a vida e saúde do seu cão ou gato de estimação.