Que cuidados tomar com meu pet ao ir a praia?

Para alguns veterinários não há problema algum em levar os peludos para curtir a praia. Mas é importante estar ciente que a praia esconde alguns riscos para a saúde dos nossos amigos.

É muito importante fazer uma pesquisa antes de viajar, pois em algumas cidades é proibido levar cães até a areia da praia.

Esse passeio também traz alguns riscos para os cães, que podem sofrer com o excesso de calor, desidratação, ingestão de restos de peixe, crustáceos ou restos de comida deixadas pelos banhistas.

O contato com a água do mar também aumenta as chances de o cachorro ter problemas no ouvido, como inflamação. Você deve ter percebido então que, caso opte por levar seu cachorro na praia, é preciso ficar atento a uma série de coisas.

Separamos aqui 10 dicas para levar seu cachorro na praia e poder curtir sem problemas um banho de mar ao lado do seu amigão:

• Fazer um check-up

Queremos que nosso cachorro vá e volte bem da viagem certo?

Então o primeiro passo é fazer um check-up geral nele antes da viagem (não esqueça de checar se as vacinas estão em ordem).

• Fique de olho

Certifique-se que não há restos de alimentos, plantas tóxicas ou qualquer outra coisa próxima a vocês que seu cachorro possa querer ingerir.

• Identificação do peludo

Seu cachorro deve ficar o tempo todo com uma coleira de identificação com o seu telefone.

• Cuidado com o mar

Lembre-se que a o mar não é uma piscina, existem correntes que podem levar seu cachorro para longe.

Então mesmo que seu cão saiba nadar, tenha cuidado.

• Cata-caca

Leve saquinhos para recolher as fezes.

• Cuidado com a água salgada

Muito cuidado com a água salgada!

A ingestão pode causar vômitos e intoxicação por sal, que é muito grave e pode ser fatal.

• Hidratação

Leve muita água e certifique-se que ele esteja sempre bem hidratado.

Esse bebedouro portátil é super prático, é um ótimo item para se levar à praia.

• Descanso

Seu cachorro deve sempre ter a disposição um espaço com sombra para descansar. E de preferência na sombra.

• Cuidado com a insolação

O uso de protetor solar para seu cachorro é um item obrigatório.

Passe em abundância, principalmente nas partes mais sensíveis como orelhas e nariz.

Pode ser usado protetor solar humano ou específico para animais.

Além de uma espessura que dificulta a remoção com lambidas, os protetores próprios para cães têm um gosto mais amargo, o que tira a vontade do cão de lambê-lo.

No final do dia, dê um belo banho no seu peludo para remover todo o sal e areia.