#Raças | Conheça o Cão de Crista Chinês, uma das raças mais exóticas que existe

O Cão de Crista Chinês, também conhecido como Chinese Crested Dog, é conhecido por sua falta de pelo em quase todo o seu corpinho. Sua origem é bastante incerta. Especula-se que ele tenha vindo das Filipinas, de onde chegou, via Indochina, até a corte dos imperadores Machu da China. Outros acreditam que o Crista Chinês chegou ao México desde a China a bordo de barcos que transportavam especiarias e descarregavam nos portos de Acapulco e Mazatlán.

Comportamento:

Essa raça é alegre, cheia de energia e muito ativa. Tem um caráter afável, terno, brincalhão, mas receoso com desconhecidos. Adoram estar com a família e toleram as crianças, sempre, desde que estas os respeitem e sejam educadas com eles. Apesar de ser amável e aberto, às vezes podem se mostrar um pouco independentes.

 

Aspecto:

De pele suave, esse é um cão pequeno, de cabeça triangular e olhos amendoados. Tem orelhas grandes e erguidas. Dentro dessa raça são aceitas duas variedades: sem pelo e de pelo longo (Powderpuff). A primeira delas não é que não tenha pelo, mas só tem algumas mechas longas de pelos finos na crista, na parte de baixo das patas e na cauda. Esse pelo é sedoso e suave. A variedade Powderpuff tem todo o corpo coberto por um pelo longo e fino e todas as cores são aceitas.

 

Cuidados específicos:

É conveniente vigiar que, no verão, eles não tomem muito sol, já que uma exposição prolongada pode queimar sua pele. É aconselhável que seja protegido com protetor solar. Também é recomendado que este cão tome banho uma vez por semana e depois disso, aplicar hidratante para crianças para evitar que a pele sofra agressões.

 

Saúde:

Apesar de seu aspecto frágil, essa raça é forte e resistente, ainda que tenha tendência a sofrer problemas dermatológicos e na sua dentição (falta de molares e pré-molares). De resto, essa raça está exposta as mesmas doenças comuns das outras raças Toy (luxação da rótula, glaucoma, descolamento de retina, catarata, atrofia progressiva de retina).

 

Características do Cão de Crista Chinês:

Perfeitos para apartamentos, os Cães de Crista Chineses são educados, limpos e relativamente quietos. Eles não requerem muito no quesito exercício e espaço. Apesar de não serem os melhores cães de guarda, eles vão latir se sentirem algum perigo. Eles também possuem um distinto e cativante uivo, que eles liberam quando estão brincando ou se divertindo.

Essa raça se torna muito ligada aos seus donos. Eles amam bastante atenção, carinho e contato. Não importa se estiver cozinhando, limpando, lendo ou tomando banho, seu Cão de Crista Chinês estará logo ali.

Intensamente curiosos e vivazes, eles também adoram brincar no carpete, aprender novos truques e explorar a vizinhança. Eles também se dão especialmente bem com crianças.