#Raças | Conheça o gato Sphynx, o famoso gato “pelado”

De olhos grandes, orelhas pontudas e rosto fino: esses são características únicas do gato Sphynx, um bichano de aparência bastante peculiar. Os gatos dessa raça podem causar certa estranheza a uma primeira vista, mas a sua aparência dos demais gatos não interfere em nada no sei dia a dia, o fazendo agir como qualquer gato quando se trata do seu comportamento. Eles são muito carinhosos e brincalhões, porém são bastante desajeitados. Engana-se quem pensa que por serem assim, eles são gatinhos quietos, na verdade eles gostam mesmo é de pular e brincar. Os Sphynx surgiram por causa de uma mutação de genes e sua característica mais marcante, a falta de pelos, se deve a isto. Por se tornarem muito populares, a raça foi mantida e, hoje, são bastante conhecidos.

 

Sua pelagem:

O Sphynx tem uma pele muito característica. Diferente dos demais gatos, ele não possui pelos e, por causa disso, suas dobrinhas ficam muito visíveis. Alguns pelos bem finos e curtos pode até serem encontrados na ponta do seu rabo, atrás das orelhas e na barriga. Sua pele é um pouco oleosa, algo perceptível e que também o difere de outras raças.

 

Sua saúde:

Mesmo com todos esses cuidados especiais que os gatinhos da raça Sphynx precisam, eles têm uma saúde muito boa, o que o torna um gato bem saudável e com poucos problemas genéticos. Assim como qualquer animal, os cuidados básicos devem ser seguidos, como consultas regradas com o médico veterinário. O maior cuidado que a raça precisa é com a pele, que deve ter frequência de limpeza maior (com lenços umedecidos e, quinzenalmente, banhos com shampoo especial), e também, proteção contra o sol. Dermatites são muito comuns e, por este motivo, as idas ao médico veterinário devem ser imediatas caso você encontre algum tipo de ferimento no seu gatinho.

 

Temperamento:

Assim como a maioria dos gatos, os Sphynx são muito ativos. Gostam de brincar, pular e correr. Eles se apegam muito aos seus humanos, gostam de companhia para dormir, comer e brincar. São bons companheiros para crianças e extremamente dóceis e leais, além de se adaptarem facilmente à rotina da casa.

 

Inteligência e obediência:

Os Sphynx são gatos extremamente inteligentes, capazes de aprender truques quando ensinados. São muito carinhosos e na maioria das vezes não gostam de ficar sozinhos. Mesmo desajeitados, gostam muito de pular e brincar, até quando adultos. De temperamento tranquilo, gostam de crianças e de outros animais. Se você quer um gatinho que goste de ficar no colo tanto quanto gosta de correr pela casa atrás de um brinquedo, então o Sphynx é ideal para você!

 

Expectativa de vida:

Os Sphynx vivem em média 14 anos.

 

Cuidados específicos do Sphynx:

Os Sphynx são muito sensíveis ao frio. Por este motivo, um acompanhamento deve ser mantido em relação até mesmo à sua alimentação, que pode ser diferenciada em épocas de frio intenso (rações com maior valor energético). Por ter a pele exposta devido à falta de pelos, a limpeza das dobrinhas deve ser feita de maneira regrada. Banhos de sol são recomendados apenas com muito protetor solar específico para os gatos e ainda assim, em horários que o sol esteja bem fraquinho para evitar possíveis queimaduras no seu gatinho. A frequência de limpeza das orelhas dos gatinhos Sphynx deve ser semanal.

 

Curiosidades do Sphynx:

Além do Sphynx, existem outras quatro raças de felinos sem pelo que são muito parecidas entre si: Donskoy, Ucraniano Levkoy, Bambino e Peterbald. Apesar de visualmente parecer que eles não possuem nenhum pelo cobrindo o corpo, eles são cobertos por uma penugem macia e bem fina, quase como uma camurça. Os Sphynx precisam de cuidados maiores quando tomam sol, pois eles também podem ficar bronzeados devido à exposição de suas peles e sofrer graves queimaduras. O primeiro nome da raça era Moon Cat.